Physical

(35) 9 8892-4584

Acupuntura – Alívio para Dores e Sintomas de Doenças Crônicas

Técnica milenar de cura, com origem na medicina tradicional chinesa, é um dos tratamentos médicos mais antigos e ainda em uso, no mundo. A acupuntura vem sendo cada vez mais utilizada para aliviar dores e demais sintomas de doenças crônicas. A técnica consiste em práticas bastante tradicionais com embasamento terapêutico, que foi originado no oriente e amplamente aceito no ocidente.

Objetivos

Estimular determinados pontos da pele, denominados como “pontos da acupuntura”. Há uma série de abordagens para a realização e indicação dessa técnica, que pode ser desde diagnósticos como também para prevenção e tratamento. A acupuntura consiste em penetrar a pele com agulhas essencialmente finas e seu uso pode ser de forma natural ou por meio de estímulos elétricos. Essa tradição chinesa tem como foco central permitir o equilíbrio das energias concentradas no nosso corpo, tendo como premissa o yin yang. Na China antiga a filosofia descreve o universo e o corpo, em termos de duas forças opostas: yin e yang. Quando essas forças estão em equilíbrio, o corpo está saudável. A energia, chamada “qi” flui por todo o corpo por caminhos específicos, chamados de meridianos. Esse fluxo constante de energia mantém as forças yin e yang em equilíbrio. No entanto, se o fluxo de energia for bloqueado, é como se a “água ficasse presa atrás de uma represa” e a ruptura pode levar à dor, falta de função ou doença. A terapia com acupuntura pode liberar qi bloqueado no corpo e estimular seu funcionamento, evocando a resposta de cura natural do organismo através de vários sistemas fisiológicos. A medicina oriental acredita que o nosso corpo pode ser impactado por uma série de energias nocivas que podem acabar afetando de inúmeras maneiras, o organismo, como um todo. A acupuntura permite equilibrar essas energias, de forma que estes fatores não acabem acarretando efeitos nocivos ao corpo – e a medicina moderna acredita nessa vertente.

Existe a sugestão de que ela ajude a liberar substâncias químicas, o que pode contribuir para trazer benefícios para o pleno funcionamento do nosso organismo. São justamente essas substâncias que permitem gerar um maior equilíbrio, principalmente em decorrentes de condições provenientes de tensões emocionais, como ocorre no caso do estresse, por exemplo. Nesse sentido, o paciente pode ser diagnosticado inicialmente por meio de algumas perguntas acerca de sua vida e também por meio da análise de sua língua e de sua pele. Nessa análise são avaliadas a tonalidade e os demais aspectos apresentados por ambas as regiões. O diagnóstico inclui ainda uma análise acerca da respiração do paciente e da pulsação também.

Depois dessa primeira etapa de diagnósticos, o paciente poderá se submeter a mais de dois mil pontos, isso mesmo, mais de dois mil pontos de acupuntura que deverão ser estimulados a cada sessão a ser realizada.

Benefícios

A acupuntura melhora as funções do corpo e promove o processo natural de auto cura, estimulando locais anatômicos específicos. O método mais comum usado para estimular esses locais é a inserção de agulhas finas e estéreis na pele. Pressão, calor ou estimulação elétrica podem aumentar ainda mais os efeitos.

Indicações

A técnica permite a indução de uma regeneração e dessa maneira tem a capacidade de agregar uma recuperação para o organismo. Nesse sentido, ela ajuda a manter as funções do corpo amplamente normalizadas, bem como favorecer um maior estímulo junto ao sistema imunológico e ainda um aumento no que diz respeito a maior resistência da dor.

Casos de fibromialgia, permitindo diminuir a dor;

Dores, principalmente na região das costas;

Pacientes que fazem quimioterapias ou cirurgias, diminuindo a sensação de enjoos e até mesmo vômito;

Em casos de tensão emocional, para minimizar estes efeitos.

O Tratamento

Há diversas formas de se realizar a acupuntura (por mais que a mais tradicional seja por meio do uso de agulhas). Outras maneiras consistem em:

Pressão por meio do uso dos dedos, denominada como acupressão;

Laser e demais técnicas modernas;

Pedras quentes.

Outras técnicas de estimulação de ponto de acupuntura incluem: massagem manual ou terapia de calor e aplicação de medicamentos ou produtos tópicos como pomada ou gel.

Resultados

Pesquisas modernas demonstraram os efeitos da acupuntura no sistema nervoso, nos sistemas endócrino e imunológico, no sistema cardiovascular e no sistema digestivo. Ao estimular os vários sistemas do corpo, a acupuntura pode ajudar a resolver a dor e a melhorar o sono, a função digestiva e a sensação de bem-estar. Apesar de os médicos da antiguidade atribuírem os sucessos da acupuntura ao fluxo de energia, os cientistas ocidentais ainda se mantém estudando o funcionamento da técnica na tentativa de entender seu mecanismo. Atualmente algumas hipóteses propostas são mais aceitas.

Funcionamento através de caminhos neuro-hormonais

Observa-se que a inserção de agulhas de acupuntura estimula os nervos e estimula a liberação dos analgésicos naturais do organismo. O nervo transmite sinais para o cérebro que realiza a liberação de hormônios neurais, como beta-endorfinas. Assim, o paciente pode sentir-se mais relaxado ou feliz, aumentando sua resistência à dor e diminuindo o desconforto.

Redução dos marcadores pró-inflamatórios

Alguns estudos mostram que a acupuntura proporciona significativa diminuição dos marcadores pró-inflamatórios do organismo e dos músculos, reduzindo a dor e o inchaço.

Estimulação do hipotálamo e da glândula pituitária

Alguns pesquisadores creditam que a acupuntura trabalha de outra forma, agindo diretamente na glândula pituitária para produção de hormônios adicionais que ajudam no processo de cura e redução da dor.

Resumindo: a acupuntura funciona através de variados mecanismos e têm demonstrado um impacto real em uma série de sintomas e doenças.

Entidades para Cursos e Congressos

A Associação Brasileira de Acupuntura – ABA, é a sucessora da Sociedade Brasileira de Acupuntura e Medicina Oriental, fundada em 1958, pelo Professor Frederico Spaeth, fisioterapeuta e massoterapeuta. Naquele ano, Spaeth formou os pioneiros acupunturistas no 1º Curso de Formação em Acupuntura para profissionais da saúde no Brasil. Em 1961, foi fundado o Instituto Brasileiro de Acupuntura - IBRA , primeira clínica institucional de Acupuntura no Brasil. Posteriormente agregaram-se ao IBRA os Drs. Evaldo Martins Leite, Aguinaldo Sampaio de Almeida Prado e Ruy Cesar Cordeiro que constituíram o núcleo da 1ª Diretoria da ABA, após a modernização estatutária da Sociedade Brasileira de Acupuntura e Medicina Oriental, em 1972.
Desde sua origem, os objetivos da ABA têm sido o estudo, divulgação, pesquisa e promoção da Acupuntura, bem como a união dos profissionais e estudiosos desse milenar processo de cura e manutenção da saúde. Neste trajeto, a entidade enfrentou resistências de diversas naturezas, inclusive pelo fato de que a Acupuntura praticada no nosso País era então, em grande parte, restrita, quase como a um gueto, às colônias orientais, que a trouxeram com os primeiros imigrantes, há mais de 100 anos. Hoje e cada vez mais, a prática tem sido adotada nos quatro cantos do Brasil, por quem busca mais saúde e qualidade de vida.

Procure Clínicas de Acupuntura e Profissionais Capacitados

Se você está aberto a uma abordagem alternativa, a acupuntura pode ser uma boa opção. O profissional de acupuntura será seu parceiro na gestão dos sintomas, ajudando a promover a cura e o bem-estar. Por isso, é essencial escolher um profissional que seja devidamente capacitado, com especialização em acupuntura, experiente e que tenha o conhecimento necessário para realizar o tratamento da forma mais eficiente possível.

Acupuntura – Alívio para Dores e Sintomas de Doenças Crônicas

Em Poços de Caldas, a Physical é a sua Clínica de Acupuntura!

Tratamento com acupuntura, auriculoterapia, acupuntura estética, acupuntura para emagrecer, para saúde ou bem-estar: A Physical em Poços de Caldas é a sua clínica de acupuntura. Com duas décadas de existência, tem em suas instalações equipamentos de ponta para atender as mais diversas especialidades e conta com uma equipe altamente qualificada, sendo referência na região.

Dedicada ao atendimento de excelência em Acupuntura, Fisioterapia, Reeducação Postural Global, Estética e Pilates, através de uma metodologia inovadora que une valores humanos, tecnologia e conhecimento. Antes de qualquer procedimento, é realizada uma detalhada avaliação a fim de verificar qual será o protocolo de atendimento a ser seguido, o que possibilita que desde crianças até idosos sejam cuidados com segurança e obtenham sucesso no tratamento. A Physical é um espaço da saúde que tem como objetivo a realização de atendimentos personalizados utilizando uma vasta experiência profissional, infraestrutura moderna e altamente adaptada às necessidades dos pacientes. Com equipe multidisciplinar, preparada para atender em diferentes áreas, a Clínica Physical é o lugar certo para você que se preocupa com a sua saúde, com o seu bem-estar e, consequentemente, com a sua qualidade de vida. Acupuntura também é na Physical!

Serviço:

Physical

Localização: Rua Pará, 77 - Salas 23 e 24, Centro – Poços de Caldas (MG)

Telefone: (35) 3722-2518 (35)98892-4584  WhatsApp

Site: clinicaphysical.com.br